Dúvidas frequentes sobre o teste de estanqueidade
Para que serve o Teste de Estanqueidade?
É preciso realizar o teste de estanqueidade antes de um gás passar por toda a tubulação de uma fábrica, a fim de possuir uma apresentação de parâmetros adequados. Dessa forma, ele receberá a liberação para passagem por todas as conexões e válvulas. Cada estado possui um laudo ou documento de comprovação da realização do teste de estanqueidade, dependendo do valor mensurado.
O teste de estanqueidade é um método realizado para verificar o vazamento em tanques de armazenamento de combustíveis, sendo ela residencial ou comercial. Tal técnica é considerada como uma das mais modernas e eficazes para apurar a qualidade de determinadas tubulações.
Como o Teste de Estanqueidade em tubulações é realizado?
O teste de estanqueidade em tubulações possui um ciclo baseado em quatro fases fundamentais.
A primeira é o enchimento por pressurização da tubulação que está em processo de teste, seguido de uma verificação das conexões e, assim, ocorre a acomodação do fluido de teste.
A estabilidade da pressão é analisada, ou seja, se ela manteve-se constante ou sofreu uma queda eventual em um intervalo de tempo que possa ser caracterizado como um vazamento. Utilizando gás comprimido, por meio da pressurização da tubulação de gás, verifica-se a existência da perda de pressão, podendo apontar a eficiência do teste de estanqueidade.
O Teste de Estanqueidade deve ser realizado de acordo com a Norma Técnica da ABNT, NBR-15526-2013, NBR-15358-2017, NBR-15923 e NBR-13523, RIP COMGAS.
Toda tubulação, antes de ser abastecida com gás combustível, deve ser obrigatoriamente submetida ao teste de estanqueidade.
No caso de tubulações que sejam embutidas e subterrâneas, os testes de estanqueidade devem ser realizados antes do revestimento das paredes ou do aterramento da vala.
O teste de estanqueidade em instalações de gás em uso necessitam estar de acordo com os prazos estabelecidos no AVCB – CLCB, além de práticas adequadas de engenharia, como prevenção de incêndios e explosões.
Por que escolher a SilvaGásTec para realizar o seu Teste de Estanqueidade?
O teste de estanqueidade exige uma empresa capacitada para seu procedimento adequado, como a SilvaGásTec. Somos uma empresa, que atua no Rio de Janeiro e municípios adjacentes, credenciada pela CEG (Companhia Estadual de Gás), oferecendo serviços de Instalação e Manutenção de Gás, além de Assistência Técnica em Aquecedores e Conversão de fogões GN para GLP, instalação e manutenção em aquecedores de à gás, ar condicionado, dentre outros.
Qual a validade do teste de estanqueidade segundo as normas vigentes?
Segundo a norma NBR 15358 (Redes de distribuição para gases combustíveis em instalações comerciais e industriais – Projeto e execução), a inspeção periódica necessita que sua realização seja em períodos máximos de doze meses, com permissão para variar para menos devido aos riscos existentes em situações construtivas, conforme a avaliação e registros realizados pelo responsável do processo de inspeção. Caso haja algum indício de vazamento de gás, a inspeção da rede de distribuição interna deve ser realizada imediatamente.
Já na NBR 15526 (Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais — Projeto e execução), consta que as inspeções periódicas na rede de distribuição interna devem ser realizadas em períodos máximos de cinco anos, ou conforme a definição da autoridade responsável, podendo variar para menos devido aos riscos derivados de situações construtivas, das condições ambientais (como a atmosfera corrosiva) e de uso, segundo a avaliação e os registros feitos pelo responsável da inspeção. Em casos de comércios e indústrias, o período máximo do teste de estanqueidade é de um ano, e para estabelecimentos residenciais, período máximo de cinco anos ou segundo o órgão competente (FUNREBOM).
Quais outros tipos de instalações a SilvaTec realiza?
A SilvaGásTec possui projetos e serviços especializados em climatização de ambientes, aplicação de resina em tubulação de gás residencial ou predial, conserto e reforma de fogões industriais, serviços autorizados, projetos de aquecimento de água, instalação, manutenção equipamentos de ar refrigerado, geladeira, freezers, frigobar, bebedouros, máquina de lavar e outros.
Além disso, oferecemos serviços de instalação de aquecedores dentro das normas técnicas da CEG, manutenção em tubulações e fogão comercial, aplicação de resina em tubulações, visita técnica, remanejamento de Ponto de GÁS, auto Vistoria do Gás e muito mais!
Atendemos todas as demandas desde a venda de peças ao atendimento técnico de manutenção de equipamentos, trazendo mais mobilidade e facilidade que você necessita.
Existe critérios para uma instalação ser aprovada no Teste de Estanqueidade?
Os teste de estanqueidade devem seguir os requisitos estabelecidos pelas Normas Técnicas da ABNT CB-09 Gases Combustíveis, NBR-15526, NBR-15358 e NBR15923. Além disso, nenhum nível de vazamento é permitido na aprovação da nova rede de distribuição interna ou rede canalizada em uso.
Quando devo contratar um Teste de Estanqueidade?
O teste de estanqueidade deve ser realizado todas as vezes que a instalação de gás existente sofrer alterações ou que a matriz energética for alterada, em conversão de gás GLP para gás natural e vice e versa, reparos de vazamentos de gás natural ou GLP, suspeita de vazamentos e cheiro de gás.
Além disso, o teste de estanqueidade é necessário para renovação do Auto de Vistoria Técnica do Corpo de Bombeiros – AVCB.
Antes de seu abastecimento com gás combustível, a tubulação é obrigada a ser submetida ao teste de estanqueidade.
Por que o teste de estanqueidade no sistema de gás é importante?
O teste de estanqueidade, acompanhado da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), é uma exigência do Corpo de Bombeiros quando há exigências para prédio, além de ser o único método que garante a não existência de vazamento de gás em um sistema.
Ainda que o cheiro de gás não esteja presente na sua residência ou estabelecimento, o teste de estanqueidade nas tubulações é necessário. Existe um número significativo de acidentes com vazamentos que não são detectados a tempo, pois muitas tubulações podem estar dentro de ambientes que possam confinar o odor da substância, como forros de gesso. Entretanto, com ar atmosférico e uma ignição de uma lâmpada, por exemplo, o acidente pode ser ocasionado. Além de ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente, um vazamento de gás pode trazer grandes danos na produtividade de um segmento industrial. Sendo assim, o teste de estanqueidade em tubulações de gás possui importância tanto na prevenção, quanto para correção.