Blog
10Dez
máquina de lavar com defeito

Máquina de lavar com defeito: como identificar?

A máquina de lavar facilita bastante a vida das pessoas por exigir menos esforço para limpar roupas com máxima eficiência. Seria um pesadelo se um eletrodoméstico tão útil quanto esse apresentasse defeitos e não funcionasse mais, não é mesmo? Por isso, é essencial que o equipamento seja conservado corretamente durante o seu uso diário. Saber identificar a máquina de lavar com defeito em um curto espaço de tempo pode poupar gastos e preocupações desnecessárias.

A grande quantidade de peças, instrumentos de controle e motores elétricos das máquinas podem dificultar a identificação de problemas na sua estrutura. Por apresentar múltiplas configurações e desempenhar funções automáticas, o equipamento pode apresentar falhas ao longo da sua vida útil. Em alguns casos, apenas a troca dos componentes resolve a irregularidade em questão. Por conta disso, a SilvaGásTec preparou este artigo para explicar como reconhecer falhas em uma máquina de lavar com defeito. Confira!

3 formas de identificar falhas em máquina de lavar com defeito

Primeiramente, é necessário saber que uma máquina de lavar, na maioria das vezes, apresenta 3 defeitos básicos. São eles: vazamentos, falhas na bomba de água e defeitos nos componentes elétricos. Confira, abaixo, como identificar cada um deles.

Vazamentos

vazamentos na máquina de lavar com defeito

Um dos problemas mais comuns de uma máquina de lavar com defeito são os vazamentos. A parte mais complicada é identificar a origem do problema, já que existem diversas fontes que podem causar tal distúrbio. O primeiro passo é observar se há algum sinal de água escorrendo pela parede. Caso a resposta seja positiva, é provável que haja irregularidades na mangueira do pressostato. Verifique possíveis dobras ou furos ao longo da peça, pois podem ocasionar no seu mau funcionamento, de acordo com a recepção da pressão do ar.

Outra dica é ajustar a mangueira de drenagem no cano vertical na parede, em casos de suspeita de fluxo obstruído ou parado. Inclusive, todas as conexões devem estar bem apertadas e em boas condições de conservação enquanto os ciclos passam por elas. É importante ressaltar que possíveis vazamentos podem estar escondidos sob a máquina de lavar. Portanto, deite-se no chão e verifique o fundo traseiro do equipamento. Outros componentes da máquina que podem estar ligados ao vazamento de água é a almofada de ar e a gaxeta. Caso todos os componentes estejam conectados e bem apertados em seus locais de origem, é possível que seja necessário substituí-los.

Bomba d’água

bomba da máquina de lavar com defeito

A bomba d’água é um componente feito de plástico que funciona pela força centrífuga. Se ela não girar corretamente, a água não vai entrar nem sair durante o ciclo, ocasionando em perda da habilidade de drenagem. É possível identificar uma máquina de lavar com defeito na bomba d’água quando há barulhos de atrito. Verifique também se ela gira sem impedimentos ou se as suas paletas internas estão quebradas. Cheque se a correia está gasta ou solta. Se for possível, aperte-a. Caso contrário, a única opção é trocá-la por uma peça nova.

Além disso, é recomendado que o filtro da bomba seja analisado. Sua função é proteger a bomba de acúmulos de fiapos e outras obstruções. Normalmente, peças de roupas e outras sujeiras podem ficar presos no filtro, fazendo com que seu funcionamento seja prejudicado. Se não conseguir identificar nenhuma obstrução evidente, utilize uma lanterna para iluminar a bomba e procure por algo que possa ter emperrado o impulsor. Após verificar a origem do problema, limpe o filtro e faça sua reinstalação. Se o problema persistir, a bomba deverá ser trocada.

Eletricidade

eletricidade da máquina de lavar com defeito

Os problemas no sistema elétrico da máquina de lavar devem ser verificados com cuidado para evitar acidentes com choques. O mais indicado é contratar um profissional especializado para lidar com uma máquina de lavar com defeito elétrico. Entretanto, alguns componentes podem ser examinados por você, mesmo que não haja equipamentos digitais para tal. O botão de segurança, por exemplo, pode ser analisado em casa, com as ferramentas que você já possui.

Para identificar problemas no botão de segurança, erga a tampa da máquina e encontre um pino plástico apontando para baixo ajustado com um buraco na beira da abertura. Utilize uma chave de fenda para pressionar o botão localizado no buraco com a tampa aberta. Faça isso com a máquina programada no ciclo de lavar ou de centrifugar. Se a máquina funcionar corretamente com a tampa fechada, o botão de segurança está ótimo. Caso contrário, é necessário trocá-lo.

Você conseguiu identificar os problemas na sua máquina de lavar com defeito, já fez todos os procedimentos acima e, ainda assim, ela não funciona corretamente? Então, você pode contar com a SilvaGásTec! Somos uma empresa especializada em conserto de máquina de lavar no Rio de Janeiro. Possuímos uma equipe experiente para atender às demandas dos nossos clientes com qualidade, profissionalismo e rapidez. Prestamos serviço de assistência técnica em todo o RJ e Grande Rio com equipamentos de ponta e atendimento de excelência. Oferecemos conversão de fogão, manutenção de aquecedores, instalação de gás nas tubulações, entre outros serviços. Peça já seu orçamento no nosso site ou entre em contato pelo WhatsApp no telefone (21) 96638-0962.

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags