Blog
02Fev
funcionamento do aquecedor a gás

Saiba como é o funcionamento do aquecedor a gás

O aquecedor a gás oferece inúmeras vantagens para o seu usuário. É a saída ideal para quem procura garantir uma economia na conta de luz e deixar o chuveiro elétrico de lado, além de possuir modelos que se adequam às necessidades da casa. Por isso, conhecer sobre o funcionamento do aquecedor a gás faz toda a diferença para escolha do aparelho. Alguns modelos controlam a temperatura e a vazão de água, oferecendo banhos mais confortáveis. Já outros permitem selecionar a opção de esquentar a água mais rápido ou de forma gradual. Para escolher de forma correta, aprenda mais sobre o funcionamento do aquecedor a gás lendo esse artigo da SilvaGásTec.

Conheça como é o funcionamento do aquecedor a gás

como ocorre o funcionamento do aquecedor a gás

O funcionamento do aquecedor a gás se baseia em um queimador semelhante ao de um fogão. Este é envolvido por uma espécie de serpentina, em que circula a água que irá ser aquecida. Quando acionado, este fogo é controlado de forma automática, por um pressostato. Este possui um sensor na rede de água e uma válvula capaz de controlar a passagem do gás para o queimador. Dessa forma, quanto mais fria a água, mais intenso é o fogo do queimador. Assim, permite que esta água se aqueça para atingir a temperatura ideal escolhida.

A água quente utilizada para tomar banho ou lavar as mãos pode ser obtida de forma instantânea. Basta utilizar um aparelho para aquecer a água por meio de uma chama, que é produzida e mantida pelo gás GN (gás natural). Já dentro do aparelho, a água fria entra em contato com a chama para ser aquecida. Em seguida, ocorre a distribuição para os pontos de consumo em questão. O aquecimento da água pode ser realizado de duas maneiras:

Primeiro modo

A água fria passa pelo sistema de serpentina distribuída ao redor da câmara de combustão, onde a chama permaneça acesa. Com isso, a água é aquecida gradualmente, conforme passa pelo aparelho.

Segundo modo

O aparelho é acionado quando é aberto um ponto de consumo de água. A chama é acesa quando a água entra pelo aquecedor, movimentando uma peça. Com isso, o gás é liberado e, simultaneamente, a unidade eletrônica (pilha) recebe um comando para produzir faísca e acender o fogo (a chama). Além de produzir a faísca, a pilha também mantém a válvula do gás aberta para que o fogo continue aceso durante o tempo todo que o ponto de água estiver aberto.

Por fim, o funcionamento do aquecedor a gás natural consiste em queimar esse gás encanado. Com isso, a água quente está garantida para os diversos ambientes do local, seja residencial ou comercial. Por exemplo, pias do banheiro e da cozinha, chuveiros, duchas higiênicas e tanques ou máquinas de lavar.

Dicas para bom funcionamento do aquecedor a gás

verificar o funcionamento do aquecedor a gás

É essencial verificar se a chama piloto se mantém acesa, garantindo o perfeito funcionamento do aquecedor a gás. Além disso, é preciso acompanhar a coloração dela. As chamas de gás devem estar sempre de um tom azulado. Caso elas mudem para um tom amarelado ou alaranjado, é recomendado desligar o equipamento e inspecionar. Tal cor pode ser sinal de que os queimadores estão danificados, sujos, obstruídos ou desregulados. Além de ameaçar a segurança, esse problema também interfere na economia, pois aumenta o consumo de gás.

Outra dica é manter os registros de gás dos aquecedores fechados em momentos de ausência por longos períodos. Por exemplo, em viagens de muitos dias ou semanas. Além de não deixar o equipamento regulado na temperatura mais alta sem necessidade. Tais situações podem prevenir acidentes, como vazamentos de gás.

Por questões de segurança, é preciso manter o aquecedor a gás constantemente limpo e regulado. Também exige pelo menos uma revisão por ano. Além disso, o aparelho precisa ser instalado por uma equipe técnica especializada. Eles saberão em quais locais é ideal a instalação, o que é essencial já que os queimadores consomem oxigênio durante o seu funcionamento. Por isso, necessitam de lugares ventilados.

Para isso, você pode procurar a SilvaGásTec. Somos uma empresa especializada na instalação de aquecedor a gás, com profissionais treinados para oferecer segurança e qualidade. Instalamos as mais diversas marcas, seguindo todas as recomendações da CEG. Além disso, também oferecemos serviços de manutenção e conserto. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento.

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags