Blog
01Dez
vazamento de gás

Como evitar vazamento de gás na tubulação?

O vazamento de gás é um dos grandes causadores de explosões em residências e estabelecimentos comerciais. O derramamento ocorre quando o oxigênio existente no ambiente se mistura com o gás vazando. Ali, transformam-se em uma grande combinação inflamável, gerando a explosão.

Existem dois tipos de gás utilizados em domicílios: gás natural e gás liquefeito de petróleo. Ambos necessitam de cuidados para evitar que haja vazamentos e, consequentemente, explosões. Geralmente, o incidente ocorre por falhas na instalação e manutenção dos botijões e mangueiras da cozinha e obstrução dos tubos. Continue lendo este artigo da SilvaGásTec e descubra como evitar vazamento de gás na tubulação. Confira!

Saiba como evitar vazamento de gás na tubulação

Localização das tubulações

vazamento de gás e seus riscos

O sistema de tubulação de gás deve estar adequado aos demais sistemas da edificação onde ele será instalado. As conexões e emendas dos tubos devem ser fixadas de acordo com as informações que constam no projeto da obra. É importante frisar que o encanamento não pode sofrer com impactos, vibrações e obstruções. Caso contrário, é bem provável que ocorra vazamento de gás. Portanto, ambientes confinados não podem ser utilizados para instalação da tubulação, pois favorecem o acúmulo de gás durante vazamentos. O ideal é que o sistema seja alocado em locais ventilados. Evite locais próximos a cabos elétricos, pois podem causar explosões, além de chaminés e aquecedores. Não é recomendado que o encanamento passe por dentro de furos de blocos, dutos de ventilação ou lixo.

Teste de estanqueidade

vazamento de gás e teste de estanqueidade

Depois de terminada a obra e a instalação dos aparelhos, é exigido que seja realizado um teste de estanqueidade. Por meio dele, é possível verificar se a execução das conexões foi feita de maneira correta. Também há possibilidade de analisar a pressão do gás, verificando possíveis quedas durante alguns intervalos de tempo.

O objetivo do teste é garantir que não há indícios de vazamento de gás na tubulação e, assim, promover a segurança dos moradores do local. Somente empresas especializadas, como a SilvaGásTec, possuem autonomia para garantir a execução do teste de estanqueidade com eficiência. O serviço garante o correto funcionamento das válvulas e dispositivos, assim como a inspeção dos pontos com flanges. O acesso desobstruído para passagem da tubulação e seus acessórios é outro ponto importante que o teste garante. Portanto, a contratação de uma empresa confiável é primordial para realizar avaliações assertivas dos sistemas de tubulação.

Manutenções preventivas

manutenções para evitar vazamento de gás

A melhor forma de evitar vazamento de gás na tubulação é investir em manutenções preventivas. A inspeção visual anual é sempre recomendada para verificar indícios de problemas referentes ao encanamento. As verificações e testes de estanqueidade devem ser executados sempre que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) for renovado. Por isso, seja em domicílios ou prédios comerciais, é primordial que os moradores sejam instruídos sobre como lidar com as tubulações de gás.

É essencial que todos os proprietários do edifício estejam cientes sobre medidas de segurança que devem ser adotadas. Algumas atitudes para prevenção de acidentes são: não sobrecarregar circuitos elétricos e evitar o uso de extensões e benjamins. Inclusive, tenha cuidado para não obstruir as área de ventilação. Caso sinta algum cheiro de gás, não acenda ou apague nenhuma luz. Entre em contato imediatamente com uma empresa especializada em assistência técnica autorizada e aguarde sua chegada.

Para isso, você pode contar com a SilvaGásTec! Somos especialistas em instalação e manutenção de aquecedores a gás no Rio de Janeiro. Possuímos uma equipe experiente para lidar com problemas complexos referentes à tubulação de gás, geladeira, bebedouro, aquecedor, ar-condicionado e outros itens. Somos credenciados pela CEG (Companhia Estadual de Gás) e seguimos todas as exigências estabelecidas em normas, como ABNT NBR 15526,13103, 15923, dentre outras. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços!

Compartilhe:

Posts RecentesTags