Blog
02Jan
dicas de segurança

Dicas de segurança para usar o aquecedor a gás

O uso de gás encanado por meio de aquecedores cresce cada vez mais nas residências do Brasil. Isso se deve ao fato de o dispositivo proporcionar água quente, economia de energia elétrica e preservação do meio ambiente. Entretanto, os aparelhos exigem certos cuidados durante sua utilização para evitar possíveis acidentes, como vazamento de gás. Por isso, é essencial que os moradores sigam determinadas dicas de segurança para proteger sua saúde e continuar usufruindo dos benefícios dos equipamentos. Continue lendo este artigo da SilvaGásTec e descubra quais práticas de prevenção podem ser tomadas.

6 dicas de segurança para aquecedor a gás

Instalação do equipamento com profissionais especializados

Entre as dicas de segurança para uso do aquecedor a gás, a principal corresponde à instalação do equipamento. É obrigatório que a implantação do aquecedor a gás seja feita apenas por técnicos especializados e certificados na função. Um profissional habilitado é capaz de manusear, fixar e preservar o equipamento para manter sua garantia de fábrica. Além de promover a segurança de todos.

Além disso, domina as habilidades necessárias para lidar com os acessórios e ferramentas que fazem parte da instalação do aquecedor, como as mangueiras e as chaminés. A mangueira de gás deve ser diferente das mangueiras cromadas laterais, que são para água quente e fria. Isso evita vazamentos. A chaminé deve ter a bitola de acordo com o tamanho do aparelho, ser instalada acima do aquecedor e não pode estar enrolada.

Definição de áreas adequadas e ventiladas

dicas de segurança: áreas ventiladas

Para garantir sua segurança e da sua família, não é recomendado instalar o aquecedor dentro do banheiro. O ideal é fixá-lo em áreas externas ou ventiladas, juntamente com a chaminé instalada corretamente. Somente um profissional qualificado pode propor o melhor local para instalação do aparelho. Os locais mais prováveis para receber a implantação do sistema são: área de serviço, sacada ou parte externa da casa. Locais com janelas próximas, por exemplo, também são adequados por sua ventilação permanente.

Verifique a coloração da chama

É importante reparar na coloração da chama piloto. Um aquecedor em perfeitas condições de funcionamento apresenta chama de cor azulada. Em contrapartida, chamas amareladas ou alaranjadas indicam mau funcionamento do aparelho. É bem provável que os queimadores estejam sujos, obstruídos ou desregulados. Esse problema pode significar perda de segurança e aumento do consumo de gás, interferindo na economia da substância. Portanto, desligue o equipamento e faça uma inspeção com empresas especializadas, como a SilvaGásTec.

Atenção ao cheiro de gás

dicas de segurança com gás

O aquecedor a gás pode apresentar falhas no seu funcionamento devido ao desgaste natural, gerando alto índice de monóxido de carbono. Essa substância nociva à saúde humana é responsável pela chamada “morte branca”, podendo levar o indivíduo a óbito. Por conta disso, umas das mais importantes dicas de segurança referentes à utilização dos equipamento é sobre o vazamento do gás no ambiente.

O risco de intoxicação por monóxido de carbono aumenta durante o inverno, quando os moradores tendem a fechar as janelas da casa. Portanto, atente-se aos sintomas: dores de cabeça, náuseas, falta de ar, perda de consciência, tontura e sonolência. Caso alguma pessoa apresente esses sinais sempre que estiver dentro de casa, desligue imediatamente o aquecedor e abra as portas e janelas para escoamento do gás queimado. Em seguida, entre em contato imediatamente com a assistência técnica especializada para que sejam tomadas as devidas providências.

Manutenção preventiva com revisões periódicas

A manutenção preventiva é uma das dicas de segurança para manter o aquecedor em boas condições de uso. Por isso, devem ser feitas vistorias no equipamento, no mínimo, uma vez por ano. A revisão periódica do dispositivo serve para manter uma boa higienização dos filtros e aumentar a vida útil das conexões internas.

Cheiro de gás, queima incorreta das chamas e funcionamento não contínuo são indícios de irregularidades no equipamento. Fique atento aos sinais e, caso haja presença de algum deles, busque imediatamente uma assistência técnica autorizada para corrigir os problemas.

Mantenha os registros fechados

dicas de segurança mantendo os registros fechados

Uma das últimas dicas de segurança, porém não menos importante, refere-se à utilização do aquecedor durante a sua ausência. Sempre que não houver pessoas em casa por longos períodos, como viagens de muitos dias, o ideal é manter os registros fechados.

Inclusive, lembre-se de não deixar o equipamento regulado na temperatura mais alta caso não seja realmente necessário. Essa atitude evita o desperdício de consumo de gás em épocas de calor extremo. Assim, é possível continuar economizando com a utilização do sistema durante o verão.

Agora que você conhece as principais dicas de segurança para usar o aquecedor a gás com prudência, pratique-as! Se você já possui um equipamento desses em casa, comece pela manutenção periódica, indispensável para que ele continue funcionando corretamente. Para isso, você pode contar com a SilvaGásTec! Somos uma empresa que presta todos os serviços relacionados a aquecedores a gás, desde a instalação até o conserto. Emitimos ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e Laudo Técnico para todos os serviços prestados. Somos credenciados pela CEG (Companhia Estadual de Gás), obedecendo todos os preceitos da Norma ABNT. Portanto, não perca tempo! Garanta a sua segurança e a da sua família, entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre os nossos serviços.

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags