Blog
01Out
cheiro de gás

Cheiro de gás: conheça as causas, consequências e prevenção

O cheiro de gás indica que alguma coisa está errada. Para identificá-lo, é de fundamental importância aderir a uma prática que deveria ser tão comum quanto acender as luzes ao chegar a casa: a de respirar profundamente e verificar se existe algum odor proveniente do gás. Na ocorrência do fato, algumas medidas são necessárias para evitar danos maiores. Por esse motivo, atente-se às dicas da SilvaGásTec sobre os tópicos mais importantes sobre o cheiro de gás.

Pontos importantes sobre o cheiro de gás

a importância do cheiro de gás

Causas

Antes de tudo, saiba que o gás natural e/ou o propano e butano (GLP) não possuem cheiro. O que você sente foi propositalmente pensado e é chamado de mercaptano. Sua fabricação é objetivada em alertar quaisquer probabilidades de riscos às pessoas. O cheiro de gás pode alarmar um vazamento propício a gerar uma explosão e um deslocamento de ar capaz de destruir sua redondeza.

Consequências

consequências do cheiro de gás

O odor artificialmente aplicado ao gás precisa respeitar algumas normas e, uma delas, é a de não ser tóxico. Porém, para quem utiliza o GLP, que é mais denso que o ar, o cheiro de gás pode ocupar mais espaço no ambiente em que se ocorre o vazamento, asfixiando as pessoas presentes.

Prevenção

prevenção do cheiro de gás

Como dito anteriormente, alguns cuidados são necessários para prevenir grandes problemas previamente avisados por meio do cheiro de gás. Ao sentir o odor, feche o registro para impedir que mais gás passe pelo ponto de vazamento. Caso o problema não seja resolvido e o fornecimento seja por meio de botijão, remova-o e posicione-o em algum local mais arejado. Lembre-se de abrir todas as portas e janelas para o ar circular. Com a boa ventilação fica mais fácil para fazer a limpeza do ambiente em questão.

É indispensável que o ar a circular seja natural. Algumas partículas que ventiladores soltam podem provocar explosões e outros malefícios para as pessoas do recinto. Atente-se ao passo a passo de algumas medidas preventivas que o cheiro de gás demanda para evitar problemas maiores:

– não mexa no interruptor ou outros aparelhos eletrônicos. Desligue a chave geral de eletricidade (independentemente de estar no lado interno ou externo da casa, apartamento ou estabelecimento);
– tenha certeza da origem do cheiro de gás (em alguns casos, pode ser na casa ao lado, por exemplo);
– em edifícios com gás central, informe aos responsáveis pela companhia distribuidora do produto;
– se o cheiro de gás persistir, retire as pessoas do ambiente e, fora do local, ligue para o corpo de bombeiros da sua região.

Conte com a SilvaGásTec!

Alguns cuidados podem ser tomados no cotidiano para evitar cheiro de gás e, posteriormente, danos para a residência ou ambiente empresarial e até a saúde das pessoas. Para isso, conte com profissionais da área de instalação e manutenção de gás e assistência técnica necessária. A SilvaGásTec atua no mercado do Rio de Janeiro e conta com uma equipe experiente, além de mão de obra especializada. Navegue pelo nosso site e conheça nossos serviços como instalação de gás, teste de estanqueidade, conversão de fogão, conserto de aquecedor a gás, manutenção de aquecedores e outros.

 

Compartilhe:

Posts RecentesTags