Blog
04Jan
aplicação de resina em tubulações

Como é feita a aplicação de resina em tubulação de gás?

A aplicação de resina é um método não destrutivo utilizado para recuperar tubulações de gás em estado de deterioração. Seja em residências, apartamentos ou condomínios, a técnica serve para promover uma manutenção preventiva eficaz contra acidentes envolvendo os fluidos. Por meio da aplicação da resina homologada é possível evitar vazamento de gás natural e aumentar a vida útil da tubulação. Além disso, é um procedimento rápido, simples e econômico. Para saber mais sobre como o processo é feito, continue lendo este artigo que a SilvaGásTec preparou para você.

Por que optar pela aplicação de resina nas tubulações?

por que fazer aplicação de resina nas tubulações?

A aplicação de resina é um serviço realizado para reparar as tubulações em casos de pequenos escapamentos de gás. É um método eficaz para reter vazamentos de até 5 litros por hora, apresentando altas chances de êxito. Trata-se de um procedimento feito com uma resina elástica líquida, que é injetada em toda área interna da tubulação de gás. O material possui grande resistência a substâncias químicas, como oxidantes, óleos, ácidos e bases. Por isso, é muito utilizado em restauração de encanamentos.

Uma das vantagens do procedimento é que não há necessidade de obras, pois não ocorre troca parcial ou total das instalações. Desse modo, é possível vedar os vazamentos sem precisar quebrar paredes ou percorrer todo encanamento a fim de localizar regiões danificadas. Por isso, é uma técnica bastante empregada em tubulações de grande porte de prédios e condomínios.

Como acontece a aplicação de resina?

A aplicação de resina é bem rápida, sendo concluída em até 2 horas, e o uso da tubulação é liberado logo em seguida. Inclusive, oferece segurança, pois é realizado por técnicos certificados e regulamentado pelas normas internacionais da CEG (Companhia Estadual de Gás). Por ser um método não destrutivo, apresenta custo 70% mais barato que a execução de uma tubulação nova. Além disso, a técnica é ecologicamente correta, pois não agride o meio ambiente. O produto é à base d’água e os resíduos que ficam nas conexões podem ser lavados em água corrente.

Etapas da aplicação de resina em tubulação de gás

etapas da aplicação de resina

1 – Limpeza inicial com ar comprimido.

2 – Injeção do produto sob pressão através do aplicador, feita de baixo para cima. A pressão deve ser mantida por um tempo determinado, geralmente 30 minutos. O objetivo de assegurar a penetração do produto por toda a tubulação até os pontos de consumo.

3 – Despressurização, retirada do excesso de material e limpeza da tubulação de gás.

4 – Cura da resina por meio da injeção de ar e secagem da tubulação com um exaustor de ar específico. O método cria um revestimento interno na parede dos canos da tubulação de gás de aproximadamente 1 mm.

5 – Teste de estanqueidade final com monômetro de coluna d’água. A finalidade é comprovar a total vedação do vazamento, confirmando que a tubulação de gás não tem nenhuma abertura.

6 – Emissão do Termo de Responsabilidade. O documento deve ser apresentado à distribuidora de gás para que ela autorize a liberação do abastecimento de gás.

Onde realizar o procedimento?

onde fazer aplicação de resina?

A aplicação de resina é um processo que necessita de uma vistoria prévia e avaliação das condições do encanamento. Inclusive, inclui todos os testes necessários para correta execução da técnica, como os testes de estanqueidade. Para contratar o serviço, o ideal é contar com empresas que possuem técnicos certificados e ofereçam garantia de 1 ano após a aplicação. Além disso, a organização deve seguir as normas internacionais e utilizar resina homologada pela CEG (Companhia Estadual de Gás).

Por isso, sua melhor opção é a SilvaGásTec! Somos uma empresa especializada em serviços relacionados à instalação e conserto de tubulação de gás. Atuamos com excelência em todo o Rio de Janeiro e oferecemos soluções eficazes para tubulações de gás em residências, edifícios e condomínios. Somos credenciados pela CEG e obedecemos fielmente todos os preceitos da Norma ABNT. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre os nossos serviços.

Compartilhe:

Posts RecentesTags